Ao conhecimento da Coordenação do Curso de Aperfeiçoamento GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM GÊNRO E RAÇA e docente do Módulo 4: Daniel Cenci
RELATÓRIO DA AULA PRESENCIAL NO PÓLO DE RESTINGA SÊCA EM 04 DE FEVEREIRO DE 2011
O encontro presencial contou com a presença de 18 cursistas. No primeiro instante, foi exposto pelas tutoras o cronograma proposto para o decorrer da manhã, referente ao módulo IV, sendo este o fio condutor para a proposta do próximo módulo. Sinalizou-se que no final da manhã seriam discutidas e esclarecidas dúvidas acerca das atividades de encerramento do curso como o Plano de Ação, e prazos devido ao fechamento da plataforma moodle.
O Encontro Presencial ocorreu em quatro momentos:
1º Momento
Momento dialogado - Explicação da dinâmica. Exposição das etapas em Power point.
· Divisão de dois grupos, individualmente cada cursista pensou em uma frase, um dito que lhe chama-se atenção em seu cotidiano relacionado a temática gênero e raça. Socializou-se com o pequeno grupo discutindo que frase, dito que possui mais impacto na sociedade, justificando o porquê dessa escolha, abrindo para o coletivo essa discussão (todos os cursistas). Nessa direção, foi construída, a Árvore dos Problemas. Foi pontuado as seguintes questões por um mediador do grupo.
- Raiz: processo politico, histórico, cultural, social.
Tronco: capitalismo, acima cor e local definem a pessoa;
Folhas:
- Violência Racial
- Linguagem, expressões passam com algo neutro, as pessoas falam que é só uma piadinha’.
- Expressões: ‘Essa indiada’, ‘Que negrice’, ‘Aquela branquela azeda’, ‘Serviço de Preso’, ‘Isso é coisa de viado’. ‘Lugar de mulher é na cozinha’, Mulher no volante perigo constante’, ‘Índio é vagabundo não trabalha’, ‘Só pode ser loira’. Expressões que revelam as diferenças, as desigualdades a partir da linguagem enraizado nas questões do preconceito, por trás tem as questões do capitalismo.
- As pessoas que ingressam pelo sistema de cotas na Universidade, sentem-se incomodados, por serem a minoria em uma Universidade.
- Sobre as questões homossexuais, ser chamado gay uma questão depreciativa, já desde a infância.
- Todos são preconceituosos em algumas situações, como não sou racista, mas longe de mim’.
2º Momento
Volta-se para Árvore dos Problemas, o grande grupo (todos os cursistas) pensam em estratégias, ações e soluções para construção da Árvore das Soluções. Após discussões sobre os problemas que foram apontados, ocorreu a construção coletiva da Árvore das Soluções, foi apresentado por um mediador do grupo as seguintes soluções/ações para os problemas:
- Raiz – efetivação das politicas públicas, politicas para reparação da discriminação.
- Tronco - Educação
-Folhas – Democracia real já, respeitos às diferenças, ensinar respeito (questões de berço, criação), fiscalização da população sobre o poder público, iniciativa parlamentares, valorização da cultura popular, liberdade das escolhas de cada um.
Ainda, associaram-se os problemas e as soluções/ações de maneira hierarquizada, foram enumeradas, da seguinte forma:
- Processos Políticos, Históricos, Cultural, Social - PROBLEMA
- Construção de Politicas Públicas - AÇÕES
As tutoras finalizaram, realizando uma síntese do que foi discutido pelos cursistas, associando às leituras realizadas durante o curso e as vivências pessoais e profissionais expostas pelos cursistas.
3º Momento
Propõe-se que os cursistas escrevam em uma folha, para entregar para as tutoras. Em síntese sinalizaram que:
· Para mim ser CIDADÃO/A representa:
- Igualdade em todos os sentidos; realmente ter direitos e deveres;
- responsável pela educação de nossos filhos; cobrar em igual proporção à adequação as exigências sociais; luta pela segurança, justiça a moradia. Participar ativamente das decisões tomadas em meu país, não ser uma expectadora, que apenas aceita e não contribui. Participação Popular.
· Buscar cidadania é:
- lutar pelos direitos e deveres de todos, buscar implementar politicas publicas que venham estabelecer a igualdade; buscar direitos das oportunidades que envolve a condição de democracia, lutar pelos movimentos sociais.
4º Momento
· Tira dúvidas: Prazo prorrogado da Atividade de Recuperação do Módulo I.
· Explicação do Plano de Ação do Módulo IV
· Previsão da entrega do Certificado do Curso – muitos precisam para concurso, ver a possibilidade de um atestado de conclusão do curso.
· Sorteio dos Livros
· Prazos devido o encerramento do curso, e fechamento da plataforma.
· Próximo encontro presencial do dia 31 de março de 2012.
Impressões das Tutoras:
Os cursistas participaram da dinâmica com uma pluralidade de discussões, com o foco principalmente na educação e nas politicas públicas, associando as questões históricas, sociais e vivencias de cada cursista.
Tutoras a Distância
Elize de Matos Souto
Aline Cammarano Ribeiro
Tutora Presencial
Mirta Lisiane
Nenhum comentário:
Postar um comentário