sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Encontro Presencial Módulo 1 - Restinga Seca


RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL MÓDULO 1 -  PÓLO DE RESTINGA SÊCA EM 10 DE DEZEMBRO DE 2011

O encontro presencial contou com a presença de 24 cursistas. A aula iniciou com a menção que parabenizou o esforço dos cursistas por estarem presentes, e, persistirem nas leituras e atividades do curso. Foi exposto pelas tutoras o cronograma proposto para o decorrer da manhã. O Encontro Presencial ocorreu em três momentos:

1º Momento

Desenvolvimento da dinâmica baseada no poema de Eduardo Galiano (apresentação do escritor uruguaio que trabalha com as questões de gênero). 
Leitura coletiva da Prosa do Escritor Eduardo Galeano, a partir dessa o grupo fez os seguintes apontamentos:
·         Jane vivencia uma questão internalizada na mulher ainda, é ”naturalmente”.
·         Mulher moderna dedicação ao trabalho e as atividades do lar, reivindica a maternidade.
·         Duas dimensões classificação da mulher ideológica, comportamento enraizado.
·         Politicas Públicas garantem o acesso ao tratamento, educação e saúde.
·         Aluno cita o poema de Clarice Lispector A hora do grito, em que a mulher faz todas as suas atividades diárias e quando finaliza pensa sobre sua vida o qual é denotado pela autora pela hora que ela pensa e reflete acerca do seu papel.
·          O ciclo da gestação o qual não é rompido pelas questões culturais. Salientam que muitas ainda vivenciam as ‘funções da mulher’ na sociedade: reprodução, mas porque precisam, ou querem sua liberdade.
·         Relatam vivencias de desigualdades sociais, no mercado de trabalho que ainda persistem, como educadoras na separação das atividades do trabalho pelo sexo, diferenças no plano de carreira. Apontam que a partir do curso pensam de maneira diferenciada que essas práticas só reforçam as desigualdades e sentem-se em condições de argumentar contra as desigualdades no cotidiano.
·         No espaço escolar percebe-se que as diferenças de homem e a mulher são questões culturais postas de maneira intensa.
·         Importância da interdisciplinaridade para trabalhar as questões de gênero e raça.

As tutoras finalizaram a reflexão do poema, sintetizando as principais questões apontadas pelos cursistas, reforçando que essas situações expostas são desencadeadoras de Políticas Públicas que garantem o acesso das pessoas aos seus direitos e minimizam as inequidades sociais.

2º Momento

Cursistas escrevem sua trajetória profissional associada a trajetória do curso com as seguintes perguntas norteadoras: o que mudou em sua trajetória profissional  a partir do curso; Como esta hoje a sua percepção em relação as questões de gênero e raça, já consegue identificar as Politicas Públicas e o que elas promovem; Já consegue pensar sobre os desafios da educação e formação de gestores em Politicas Públicas Gênero e Raça.  Após intervalo para coffee breack.  

3º Momento

Explicação do método Fanzine. Elaboração coletiva de um Fanzine, a partir das individualidades de cada cursista na construção coletiva sobre a formação em Politicas Públicas de Gênero e Raça. Os cursistas referem a partir dessa atividade (imagens de: cobra, mão aberta, homem de cor negra, lutas, diferentes gerações de mulheres, formas de apresentação de famílias, homem cozinhando, divisão de tarefas,  ) que sentem-se:
Provocados em pensar e atuar nos espaços de trabalho, participantes  e responsáveis pela construção de Politicas que ultrapassem as questões de gêneros, proporcionando um olhar social atento, que contemple todas as dimensões.
·         Curso de disseminação de pensantes sobre as temáticas, que nunca é tarde para pensar sobre esses assuntos. Falam da importância da educação em todos os espaços. ‘Nos temos um compromisso, responsabilidade social’. Muitas situações foram  modificadas como uma presidente no governo, porém para as mudanças ocorrerem é necessário que cada um tenha responsabilidade e consciência sobre as situações de desigualdades.
·         Princípios diferenciados a partir do curso, acrescentou, possibilitou aberturas, no entanto o exercício tem que ser contínuo. Relatam que em suas formações não tiveram espaços para discutir temáticas tão relevantes e importantes para cidadania. Muitos falam que não tinham esse conhecimento e aprenderam muito com o curso, falam da importância de ter mais cursos com essas temáticas, que estão cada vez mais presente em nosso cotidiano.
·         Espaço entre homens e mulheres de maneira igualitária equilíbrio.  Uma sociedade que com suas diversidades, todos tenham acesso a esses instrumentos de construção politica, não só gestores.
·            As diferentes formas de apresentação de famílias, que devem ser internalizadas, pois é muito comum o tradicional, convencional prevalecer. O conhecimento adquirido durante o curso ocasionou mudanças no olhar, as quais levam para o âmbito familiar e seu trabalho com suas colegas (meio rural- disseminando esse conhecimento). 
·           Achamos que estamos numa linearidade de pensamento, mas estamos discutindo com uma diversidade de contextos.  
·           O curso ofereceu subsídios quantitativos e qualitativos, uma vez que discute com mais aprofundamentos sobre questões de gênero e raça no seu ambiente de trabalho, os quais estão interessados em ingressar no curso, na próxima edição os colegas possam cursar também.
·           Politicas Públicas avançaram mas não tanto quanto seria necessário para ocasionar um mudanças na realidades sociais.
Nota:

·         Os alunos solicitam rever o dia do próximo Encontro Presencial, uma vez que muitas estarão em férias, assim sugerem que um Encontro seja no início de março e outro no final do mês de março.


Impressões das Tutoras

            Os alunos sinalizam que ocorreram mudanças em seu cotidiano como nos modos de pensar e agir devido às questões abordadas e discutidas no decorrer do curso. Focam nas questões da Educação como fundamental no processo de mudança, em que as pessoas jovens a partir da educação tornam-se mais esclarecidas para participação social, instrumentalizadas para construção e efetivação de politicas públicas.  Para finalizar, observamos que o Encontro Presencial é um diferencial no curso. 


Tutoras a Distância

Elize de Matos Souto – Tutora à Distância
Aline Cammarano Ribeiro – Tutora á Distância



                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário