segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Encontro Presencial Módulo 4 - Poló Sobradinho



Relatório do  4º Encontro Presencial – Pólo Sobradinho



Dia: 04 de fevereiro de 2012

Início: 8:45 min

Término: 11:40 min

Nº de alunos/as presentes: 20 cursistas

Faltas justificadas com antecedência: -

Desenvolvimento: Letícia Becker Vieira e Scheila Secretti



Desenvolvimento e Percepção das atividades propostas:

a)      Acolhimento dos cursistas, sorteio dos livros disponibilizados pela Coordenação.

b)      Momento oportunizado para os/as cursistas expressarem como se sentiram no desenvolvimento do Módulo IV – Estado e Sociedade.

Os cursistas expressaram que a leitura, embora densa e com fatos históricos, foi  importante para compreender todo o movimento de lutas, conquistas e ainda os desafios de garantir cidadania a todos os indivíduos da sociedade. Muitos assumiram não estar com a atividade do fichamento em dia, mas que irão providencia-la, bem como expressaram que a organização das atividades deste módulo possibilitou conciliar leitura, discussão com os colegas sem sobrecarregar com as demais atividades profissionais e pessoais.

c)       Momento de organização – Foram formados três grupos para discussões (dois grupos de sete componentes e um grupo de seis). Os grupos discutiram internamente situações problema, frases, piadas, "ditos", preconceituosos nos temas de Gênero e Raça e após elencaram duas situações e socializaram com os demais colegas. Emergiram ditos como: mulher no volante perigo constante, se negro não faz errado na entra faz na saída, lugar de mulher é pilotando fogão, tinha que ser coisa de negro, a mulher pede para apanhar, mulher gosta de apanhar, mulher não tem capacidade para pensar.

d)      Árvore dos problemas – Discutiu-se quais seriam os problemas que culminam nestes ditos, situações preconceituosas, fazendo um movimento de pensar que as políticas públicas são desenhadas a partir de situações problemas que necessitam ser combatidas, enfrentadas. Assim os/as cursistas refletiram e apontaram como problemas estruturais: educação deficiente que considere a transversalidade de gênero e raça, preconceito e a cultura. No que tange os problemas conjunturais foram apontados: discriminação, negligência, violência, racismo, rivalidades, desigualdades, machismo.

e)      Árvore das soluções – após montagem da arvore de problemas solicitamos aos cursistas que retomassem aos grupos para identificar atividades interessantes, preferencialmente que tenham participado, que podem ser utilizadas e repetidas por outros grupos, comunidades, movimentos sociais, como experiências positivas nos temas de gênero e raça para que possam ser pensadas no combate e enfrentamento dos problemas apontados na arvore de problemas. Após discussão nos pequenos grupos, a turma socializou as discussões para a montagem da arvore das soluções e elencaram as seguintes questões: educação que considere a transversalidade de gênero e raça, projetos sociais interdisciplinares que envolvam a saúde, educação, assistência social, efetivação da Lei Maria da Penha, desenvolvimento do posicionamento crítico dos indivíduos e participação nas instâncias de controle social.

Este momento foi muito produtivo, pois o grupo começou a discutir quais os espaços de controle social os municípios da região possuem para reivindicar as demandas da população, chegou a conclusão que poucos são estes espaços, não há existência de Conselhos dos Direitos da Mulher, o grupo de Afrodescentes que existe em Sobradinho não possui liderança ativa e não trás as demandas deste segmento.  Foi discutido também o envolvimento do poder público com as questões dos quilombolas presentes no município de Arroio do Tigre e Estrela Velha. Além disso, emergiu uma importante reflexão e discussão acerca do envolvimento das pessoas nos espaços deliberativos e de participação social. Este espaço muitas vezes fica a cargo de pessoas que não tem comprometimento nenhum com o tema, são indicações políticas, não reconhecem seu real papel nessas instâncias. Este momento foi de desenvolvimento de um olhar crítico por parte dos cursistas foi o ponto forte do encontro presencial.

f)       Momento de confraternização para o coffee breack.

g)      Criação da Hierarquia das ações – conjuntamente os cursistas discutiram possíveis ações para transformações sociais e busca de igualdade, foram elencados: efetivação das leis, Coordenadoria das Mulheres ativa e operante, manutenção e criação de Conselhos, fortalecimento das redes sociais (educação, saúde, assistência social, segurança, judiciário), reflexão, esclarecimento e posicionamento crítico.

h)      Informações acerca da condução do PLANO DE AÇÃO e atividades do mês de fevereiro – neste momento foi realizado a leitura da mensagem encaminhada pela Coordenação do Curso acerca do Plano de ação, acordamos com os presentes sobre a divisão dos grupos por municípios e sobre a proposta de escrever uma carta aos gestores municipais e realizar uma visita aos mesmos. Os/as curistas foram receptivos com a proposta e já estão se organizando para tal atividade. Esclareceu-se sobre o inicio do módulo V.

i)        Mensagem final – solicitamos aos cursistas que ao final após as leituras das apostilas, discussões em fóruns e em sala de aula, em um papel completassem a frase: PARA MIM CIDADANIA é .....

- A pessoa ter consciência dos seus direitos e agir.

-Integrar-se ao todo considerando o todo como parte essencial de si próprio.

- é estar integrado no meio social, com consciência de seus direitos dentro do contexto, sabendo seu papel como um cidadão crítico.

- ter consciência da sala responsabilidade como cidadão, seus direitos e deveres dentro da sociedade.

- Ser cidadão é participar de formar crítica e consciente dos acontecimentos pessoais e sociais do espaço em que estão inseridos assim como da sociedade em geral.

- Ter dignidade, meus direitos respeitados, ter consciência dos meus deveres.

- é ser respeitado e respeitar à todos igualmente.

- ter direitos e deveres, respeitar os direitos e deveres dos outros como cidadão e pessoa.

- Agir com consciência.

- é ter voz e vez... ser capaz de conhecer, discutir e agir.

- orientar as pessoas sobre os seus direitos.

- é participar, criticar, lutar por seus direitos.

- coerência entre deveres e direitos.

- levar o esclarecimento das leis para as pessoas.

- contribuir para termos uma sociedade mais igualitária.

- lutar pela igualdade de direitos, respeito às diferenças.

- Cidadania é comprometimento.

j) Impressão das tutoras - o encontro proporcionou a sedimentação dos conceitos e referenciais discutidos aos longo dos Módulos, e a cada encontro os/as cursistas vem desenvolvendo um senso crítico acerca das questões de gênero e raça e possibilidades e desafios para se superar uma cultura ainda machista e racista. A educação tem sido o ponto forte apontado por grande parte dos participantes.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário