domingo, 9 de janeiro de 2011

2º Passo_Leitura do programa do Módulo I


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE MULHERES, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM GÊNERO E RAÇA



1.      DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Curso de Capacitação de Tutores na Temática Gênero, Raça e Políticas Públicas

Ano: 2011

Carga Horária: 15 horas

Caráter: Obrigatória

Coordenação: Profª Dda. Maria Celeste Landerdahl

Coordenação de tutoria: Profª Dra. Stela Maris de Mello Padoin

Professores: Profª Dra. Adriane Roso e Profª. Dda.Fernanda Beheregaray Cabral

Email para contato: ufsmgenero@gmail.com




MÓDULO I - Gênero

2.      EMENTA

Conceituação de gênero. Sexo e gênero. A questão da hierarquia de gênero. Variações de gênero através das culturas. Subordinação. Teorias de gênero

3.      OBJETIVO

Capacitar os tutores na temática dos estudos de gênero, de modo que eles possam ter uma compreensão geral sobre questões relacionadas às questões de gênero, de modo que gênero seja concebido enquanto categoria social analítica.

4.      CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1 - Gênero: conceito importante para o conhecimento do mundo social

Unidade 2 - A construção social do gênero

5.      MÉTODO E PROCEDIMENTOS DIDÁDICOS

A  carga  horária  semanal  a  ser  dedicada  para  o  curso  é  de  10  horas.  Sugere-se  que  o aluno  destine  duas  horas  diárias  para  estudos,  leituras  e  acompanhamento  das  atividades on-line síncronas ou assíncronas. 
A presente disciplina parte do princípio que a formação de sujeitos críticos e autônomos deve  articular  momentos  e  situações  de  cunho  teórico,  com  outros  que  oportunizem,  ao educando, a reflexão na prática. 
Os métodos e procedimentos didáticos adotados na disciplina são: 
Fórum: os fóruns correspondem à instância na qual os alunos terão a oportunidade de  vivenciar,  a  partir  de  recursos  específicos  e  questões  mais  reflexivas,  bem  como  de  suas experiências,  a  aplicação  das  noções  e  conceitos.  O  prazo  para  postagem  das  atividades solicitadas encerra-se na semana seguinte, na terça-feira  até às 23h55min. O Fórum será realizado via Blog, quando os alunos deverão postar comentários e comentar as postagens dos colegas.
Tarefas:  serão   sugeridas   tarefas   e   exercícios   como   forma   de   dinamizar   a aprendizagem.  O  prazo  para  postagem  das  atividades  solicitadas  encerra-se  na  semana seguinte, na terça-feira até às 23h55min. 
O  exercício e  tarefas  deverão  ser  respondido no  máximo  em  2  páginas  e  no  mínimo em 1 página, no formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. 
O  comprometimento  (participação  ativa)  com  o  conjunto  das  atividades  propostas  no âmbito  da  disciplina  (leitura  de  textos;  realização  de  exercícios;  acompanhamento  de  vídeos etc.)  é  condição  de  base  para  o  bom  aproveitamento  da  mesma.  É  fundamental  uma preparação para as atividades propostas pelos professores, o que engloba leitura prévia dos textos indicados, realização dos exercícios; resenhas e demais atividades solicitadas.
Leitura: leitura dos textos indicados no cronograma da disciplina. 
Leitura Fundamental:
Lamas, M. (1999). Gênero: os conflitos e desafios do novo paradigma. Proposta No 84/85 Março/Agosto de 2000. Disponível em http://www.fase.org.br/projetos/vitrine/admin/Upload/1/File/Marta_lamas.PDF

Apostila Curso de Especialização Gênero e Sexualidade  - EGeS, do CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM/IMS/UERJ, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR):
Unidade I - Gênero: conceito importante para o conhecimento do mundo social
Unidade II – A construção social do gênero
Unidade III – Gênero, Sexualidades e Desigualdades

6.      ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

  O  acompanhamento  será  feito  continuamente  pelo  Professor,  para acompanhar  o  aproveitamento  dos  discentes  durante  todo  do  desenvolvimento  dos  conteúdos  da área de conhecimento, orientando-os, quando necessário, em eventuais dúvidas. 
O acompanhamento e a avaliação, fundamentados nos princípios da participação ativa,  visarão  à  construção  da  autonomia do discente e a sua inserção na dinamização dos processos de ensino e de aprendizagem. 
A participação  do  discente  será  avaliada  a  partir  da  publicação  das  produções,  a leitura  dos  textos  indicados,  as  contribuições  nos  fóruns  e  o desenvolvimento  das  atividades  propostas,  bem  como  realização  de  exercícios, levando  em conta  não  somente  os  aspectos  quantitativos,  mas  fundamentalmente  os  aspectos  qualitativos  que denotem compreensão, clareza de idéias, objetividade, criatividade, coerência, visão crítica, relevância  e  pertinência  aos  conteúdos  abordados.
Haverá pelo menos um encontro presencial, no qual será realizada uma atividade avaliativa com critérios qualitativos (estudo de caso e/ou análise de uma situação-problema):
a)         Clareza na escrita
b)        Desenvolvimento Crítico
c)         Incorporação do conteúdo da disciplina

Critérios de Avaliação

Tarefa 

Peso
Participação no Fórum 
20%
Realização de tarefas 

40%
Atividade presencial 
40%


7.      CRONOGRAMA

Legenda: [T] Tarefa      [F]  Fórum   [L]  Leitura indicada        [V] Vídeo                 [P] Prazo para postagem

SEMANA 1
Aula 
Data 
Tema 
Atividade 
Descrição da Atividade / Textos de Apoio
1
10/01/11
(SEG)
UNIDADE I 
LEITURA
[V] Apresentação vídeo da disciplina.
[L] Leitura do texto:  Gênero: os conflitos e desafios
do novo paradigma até a página 17. Disponível em http://www.fase.org.br/projetos/vitrine/admin/Upload/1/File/Marta_lamas.PDF

2
11/01/11
(TER)
UNIDADE I 
LEITURA
[L] Continuação da Leitura páginas 18-25:

3
12/01/11
(QUA)
UNIDADE I 
LEITURA
/TAREFA 01
[L] Leitura da Apostila Curso de Especialização Gênero e Sexualidade  - EGeS, do CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM/IMS/UERJ, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR). Unidade I, até a página 26.
 [T] Tarefa 01
[P]  Prazo  final  de  envio por email:  16 de  janeiro,  domingo,
as 23:55 hrs.
4
13/01/11
(QUI)
UNIDADE I 
LEITURA
/TAREFA 01
[L] Continuação da Leitura páginas 27-43
[T] Tarefa 01(Continuação)
5
14/01/11
(SEX)
UNIDADE I 
LEITURA
/TAREFA 01
[L] Continuação da Leitura páginas 27-43
[T] Tarefa 01(Continuação)


SEMANA 2
Aula 
Data 
Tema 
Atividade 
Descrição da Atividade / Textos de Apoio
1
17/01/11
(SEG)
UNIDADE II 
LEITURA
 [L] Leitura da Apostila Curso de Especialização Gênero e Sexualidade  - EGeS, do CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM/IMS/UERJ, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR). Unidade II, até a página 55.

2
18/01/11
(TER)
UNIDADE II 
LEITURA
[L] Continuação da Leitura da apostila até a página 55
[L] Entrevista com a antropóloga Maria Luiza Heilborn (CLAM/IMS/UERJ)

3
19/01/11
(QUA)
UNIDADE II 
LEITURA
/FÓRUM 02
[L] Continuação da Leitura da apostila até a página 69.
[T] Tarefa 02
[P]  Prazo  final  de  envio por email:  23 de  janeiro,  domingo,
as 23:55 hrs.
4
20/01/11
(QUI)
UNIDADE II 
LEITURA
/FÓRUM 02
 [L] Continuação da Leitura da apostila até a página 69.
[T] Tarefa 02 (Continuação)

5
21/01/11
(SEX)
UNIDADE II 
LEITURA
/FÓRUM 02
 [L] Continuação da Leitura da apostila até a página 69.
[T] Tarefa 02 (Continuação)



SEMANA 3
Aula 
Data 
Tema 
Atividade 
Descrição da Atividade / Textos de Apoio
1
22/01/11
(SEG)
UNIDADE III
LEITURA
[L] Leitura da Apostila Curso de Especialização Gênero e Sexualidade  - EGeS, do CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM/IMS/UERJ, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR). Unidade III, até a página 95:
1. Desigualdades de gênero e sexualidade no Brasil
2. Indicadores das desigualdades de gênero no Brasil dos sécs. XX e XXI: processos e direções das mudanças.
2.1. Mulheres chefes de família e de domicílios
2.2. Desenvolvimento social e desigualdades de gênero
[V] Assistir a entrevista com Eliana Magalhães, socióloga e assessora parlamentar do Centro Feminista de Estudos e Assessoria –. CFEMEA, disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=jhNi-SFJhYE

2
23/01/11
(TER)
UNIDADE III 
LEITURA
[L] Continuação da Leitura da apostila até a página 95-107:
2.3. Programas sociais de combate à pobreza:   questões de gênero e o Bolsa Família
2.4. Desigualdades educacionais
2.5. Trabalho e gênero: trabalho remunerado e não-remunerado

3
24/01/11
(QUA)
UNIDADE III
LEITURA
/TAREFA 02
L] Continuação da Leitura da apostila até a página 107-112
2.6. Gênero, raça e desigualdades
2.7. Violência de gênero
[F] Fórum 01
[P]  Prazo  final  de  postagem no blog:  23 de  janeiro,  domingo, as 23:55 hrs.
4
25/01/11
(QUI)
UNIDADE III
LEITURA
/TAREFA 02
[L] Continuação da Leitura da apostila até a página 107-112
 [F] Fórum 01 (continuação). 
5
26/01/11
(SEX)
UNIDADE III
LEITURA
/TAREFA 02
[L] Continuação da Leitura da apostila até a página 107-112
 [F] Fórum 01 (continuação). 


SEMANA 4
Aula 
Data 
Tema 
Atividade 
Descrição da Atividade / Textos de Apoio
1
26/02/11
(??)
SÍNTESE UNIDADES I, II, III
ENCONTRO PRESENCIAL
Exercício Coletivo




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Olá,
    Fiquei com dúvida, quando inicía o Fórum 1? Pois conforme o crongrama só aparece o Fórum 2 (19/01).
    Abraço,
    Rita

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  3. Olá,

    Minha duvida é semelhante a da colega Rita, gostaria de saber se haverá fórum sobre a unidade I?

    Abraço,

    Elize Souto

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