terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sobre Panos de Prato

Olá:
li atentamente as respostas de vocês às questões-teste. Conconcordo com todos e todas. Elementos culturais estão tão enraizados que tornam-se tão naturais que nem sequer, muitas vezes, paramos para refletir sobre eles. Repetimos as histórias sem nos questionarmos sobre suas origens.
Relalmente, muita coisa já mudou em nossa sociedade com relação aos trabalhos do âmbito doméstico. Bom... não sei se muita, mas "coisas" mudaram.
Costumo brincar com meu marido e meus alunos que as relações de gênero só serão justas quando  homens - ao invés de lavarem panos de prato - começarem a quarar panos de prato (os/as mais novos/as talvez nem saibam o que é isso!). Ou.. serão mais justas quando nós mulheres não ligarmos mais para panos de prato quarados!
O importante é que estamos dando os passos na direção da conscientização...
Paulo Freire,  em sua última entrevista antes de nos deixar, disse:

"NENHUMA REALIDADE É ASSIM MESMO. TODA REALIDADE ESTÁ AÍ SUBMETIDA A POSSIBILIDADE DE NOSSA INTERVENÇÃO" (FREIRE, 1997).

Então, arregassemos as mangas, não para lavar panos de prato apenas, mas para dialogar sobre a possibilidade de homens e mulheres fazerem JUNTOS essas "coisas".
Abraços solidários, Adriane

Nenhum comentário:

Postar um comentário